SINCE 1889
O MELHOR JEANS DO MUNDO!
Desenvolvendo peças atemporais, vestindo lendas de hollywood e criando histórias pelo mundo.
O que é a Lee?
Entenda a trajetória que tornou a Lee numa das maiores marcas de jeans do mundo.
Apesar do denim ter surgido na França, sua história pertence a empresas americanas como a Lee, que contribuiu há mais de 130 anos na transformação do workwear. A empresa conseguiu conceituar artigos que
são a tradução da juventude, do lazer e da moda.
Henry David Lee, um comerciante de querosene e conservas do Kansas, começou a vender roupas de trabalho produzidas por outros fabricantes, mas ele tinha um mercado específico em mente.
Ao fim da corrida do ouro, as peças começaram a atrair cowboys e fazendeiros. Lee enxergou a oportunidade de servir trabalhadores em uma nação recentemente industrializada.
Henry David Lee, fundador da Lee Jeans
Em 1926, a marca lançou a primeira calça jeans com zíper do mundo. Essa calça, conhecida como Lee 101Z, desenvolvida especificamente para atender as necessidades dos caubóis nos rodeios, apresentava bolsos com o “Travete em X” ao invés de rebites metálicos (removidos para não danificar as selas dos cavalos), uma característica que até os dias de hoje é um dos ícones que identificam as calças Lee.
A ideia de focar na produção de calças jeans para caubóis provou ser crucial para a empresa, uma vez que esse segmento estava se tornando o grande promotor do jeanswear ao redor do mundo. O contínuo sucesso da Lee na produção de roupas para peões e para o trabalho em geral fez surgir o primeiro slogan da marca:
“O Jeans que construiu a América”.
Propaganda da Lee, 1940
Essa atitude proprietária ajudou na criação de vários ícones, que até hoje tem seu lugar na moda e são fortemente replicados.
Um exemplo é a jaqueta Storm Rider 101J, forrada com manta e jaquetas Loco, para trabalhadores da indústria pesada.
E por que tanto sucesso?
Heath Ledger, Paul Newman, Charles Bronson, Marylin Monroe e James Dean
A Lee se tornou a preferência de várias estrelas de Hollywood, como Marylin Monroe, James Dean, Os Beatles e até o presidente dos EUA, John F. Kennedy.
Início de uma nova era para o jeans
Para entender a calça jeans hoje, temos que falar do fim da Segunda Guerra Mundial, marco que anunciou uma nova era nas marcas de jeans.
Essa virada foi o começo da transição para o guarda-roupa casual. O excedente de calças jeans baratas depois da guerra transformou a peça em um item básico para uma população que enfrentou racionamento por vários anos, mesmo que estivessem prestes a entrar no maior boom de consumo da história.
Apesar de mais popular, o jeans ainda gerava suspeitas no establishment conservador justamente por estar associado ao trabalho braçal e a essa escassez pós-guerra. Elvis é um excelente exemplo. Ele se recusou a usar jeans fora de ações promocionais, porque os via como símbolo da pobreza que passou na infância.
Durante a década de 1960 a empresa se expandiu para mais de 50 países; inaugurou sua primeira fábrica no exterior em 1954; abriu inúmeras outras unidades fabris pelo território americano; e, em 1969, foi adquirida pela VF Corporation, proprietária de marcas famosas como Wrangler, Timberland e The North Face. A nova proprietária modernizou as unidades fabris e expandiu a marca Lee para outros mercados internacionais.
Além disso, na década de 1970, a Lee ingressou fortemente no mercado da moda com roupas jeans casuais e começou com um recorde para a marca: aproximadamente 502 milhões de unidades de roupas foram comercializadas. Outras novidades na década de 80, como por exemplo, a calça com cinco bolsos, chamada de Lee Genuine Jeans, que foi rapidamente aceita pelos consumidores em todo Estados Unidos; o lançamento dos jeans lavados em 1982 e das calças jeans Stretch, mais maleáveis e confortáveis.
No início do novo milênio a Lee deu início à um novo reposicionamento mundial, modernizou sua linha de produtos e passou a se posicionar com um conceito mais fashion.
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
O primeiro macacão, a primeira jaqueta jeans, a primeira calça com zíper... Invenções de uma única e ousada marca de jeans que não abre mão da funcionalidade, qualidade, e acima de tudo, do conforto e do estilo.
Afinal, seja em um final de semana regado a festas e comemorações, um jantar especial à noite ou um dia árduo de trabalho, na cidade ou no campo, a marca Lee oferece um estilo versátil e um conforto superior.